Italo Veloso – Tecnologia e Inovação

Inovação com tecnologia

Firefox pode ficar mais estável!

leave a comment »

firefox-hubble

Um grande diferencial do Chrome é que ele cria um thread para cada página aberta, o que gera mais estabilidade: Se trava a renderização de uma página, trava só aquela, e não todo o navegador. Parece que querem fazer a mesma coisa com o Firefox.

Segundo o Ars Technica, a Mozilla Foudation começou um projeto chamado Electrolysis, para fazer com que o Firefox aproveite melhor a arquitetura multicore, muito comum hoje em dia nos computadores (menos no meu velhão aqui). Além disso, eles querem isolar os recursos em processos separados (mas quem escalona é o sistema operacional). Em processadores de núcleo único os ganhos são basicamente estabilidade, desempenho e segurança, o Santo Graal da computação hoje em dia.

Note que eles já tentaram fazer isso no passado, sem muito sucesso. O Firefox foi projetado para rodar num único processo, e separar agora não é fácil. Por exemplo, o carregador de imagens é usado por todas as abas. No novo sistema, a janela do navegador será como se fosse um servidor, e cada aba um cliente, rodando num processo separado. Muitas partes do código serão reescritas, e parece que vão usar inclusive código do Chrome (licença GPL).

O Chrome e o IE 8 usam isso, só que no Chrome isso é mais claro: cada aba é aberta num novo processo. Consome mais memória, mas ganha em estabilidade. E da forma como é, se um site mal comportado ou um script fizer besteira… Basta matar esse processo, que gerencia essa aba, sem perder as demais.

E quando sai? Não sei, não há previsão. Mas um dia aparece na “raposa de fogo”.

Fonte: Guanabara.info

Anúncios

Written by italoveloso

04/11/2009 às 13:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: