Italo Veloso – Tecnologia e Inovação

Inovação com tecnologia

Hacker Kevin Mitnik diz que TODOS os programas têm falhas!

leave a comment »

Um dos maiores nomes da edição 2010 da Campus Party é Kevin Mitnik. Mitificado pelos aficionados em tecnologia, o mais famoso hacker do mundo, que hoje é consultor de segurança na internet para empresas, afirmou que não existe segurança na rede. “Tudo tem falhas”, disse.

Ao usar um cibercafé, Mitnik conta que se surpreendeu com a falta de segurança nas informações. “Fiquei intrigado quando pediram meu documento para usar um computador com internet gratuita”, conta. “Disseram-me que o procedimento era para evitar ataques de hackers”.

Entretanto, ao usar o computador, ele teve outra surpresa que classificou como engraçada. “Quando usei a máquina, vi que o acesso às configurações dela era irrestrito, e eu poderia conseguir informações sigilosas de pessoas que a usaram anteriormente”, disse. “Fiquei com medo de acessar meus e-mails. Quando cheguei ao hotel, tive que mudar de senha”.

O ex-hacker, que comemora 10 anos que saiu da prisão neste mês, afirmou que todo o sistema tem falhas e é impossível fugir delas. “Tudo tem bugs, principalmente os sistemas mais complexos”, disse. “É apenas uma questão de tempo até alguém descobri-la e usá-la”. Para ele, as falhas nos programas que os usuários utilizam para navegar na internet são a porta de entrada dos ataques. “Não utilizo o Internet Explorer, uso o Firefox que é mais seguro. Ainda assim, uso uma máquina virtual para garantir maior proteção”.

Outro ponto abordado por Mitnik é que a engenharia social, quando uma pessoa é coagida a passar seus dados confidenciais para um hacker, é um grande perigo para as empresas e para as pessoas. “As informações publicadas em redes sociais podem ser usadas contra pessoas. Um hacker pode conseguir dados bancários e o endereço do indivíduo por meio do Facebook e do Twitter”, afirmou. “Mesmo quando o usuário classifica a informação como restrita nas redes sociais, o mundo pode ver. Até um amigo seu pode passar informações para um criminoso sem saber”.

Ele também disse que os hackers mudaram de filosofia nos últimos anos. “Na minha época, os hackers queriam apenas invadir sistemas para provar que conseguiam. Hoje, tudo envolve dinheiro, tudo é pela grana”.

Fonte:

G1

Anúncios

Written by italoveloso

26/01/2010 às 21:04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: